logo

QUEBRA DE DECORO

Câmara de Araputanga recebe denúncia e Comissão de Ética deverá investigar Cléo Camargo

A vereadora é acusada de propagar “fake news” que afeta a imagem institucional do Poder Legislativo.


Por Redação Popular Online

img

Vereadora Cléo Camargo — Solidariedade. (Foto: Reprodução)

Na tarde de ontem, 30 de outubro, a Câmara Municipal de Araputanga recebeu representação do vereador Ulisses Ferreira (PDT) em desfavor da vereadora Lindocréia dos Santos Camargo — Cléo Camargo (Solidariedade), por quebra de decoro parlamentar.

 

Conforme o Ofício n.º 01/2023, o vereador solicitou a instauração de processo disciplinar para apurar a prática de conduta atentatória cometida pela vereadora capaz de afetar a dignidade da investidura e da imagem institucional do Poder Legislativo, nos termos dos artigos 100 e 105, inciso III, do Regimento Interno da Câmara Municipal de Araputanga.

 

A denúncia aponta que Cléo Camargo utilizou canal de notícias e redes sociais de longo alcance para propagar informações falsas, constituindo-se em verdadeiras “fake news”, sendo espalhado pela vereadora que o projeto de lei para desafetação e doação de uma área pública para uma associação não poderia ser votado em virtude de pedido de vista.

 

“Não houve pedido de vista, uma vez que o projeto estava em tramitação entre as comissões permanentes e somente deveria ser votado após etapas das fases de análises das comissões”, observou o vereador Ulisses.

 

Ao divulgar, de forma consciente, informação distorcida capaz de inflamar o ânimo da população contra o regular processo legislativo, Cléo Camargo agiu de modo incompatível com a dignidade da Câmara.

 

A Resolução n.º 05, que estabelece o Regimento Interno da Câmara Municipal, define que o vereador ou vereadora que agir de “modo incompatível com a dignidade da Câmara ou faltar com o decoro na sua conduta pública”, bem como “descumprir os deveres decorrentes do mandato, ou praticar ato que afete a dignidade da investidura, estará sujeito a processo e a penalidades”.

Leia também: Vereadores aprovam alteração de lei e derruba aumento do salário do prefeito de Araputanga

A denúncia deverá seguir para a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, presidida pelo vereador Antônio Carlos Pereira da Cruz —Toninho Cabeleireiro (Republicanos), para apurar as condutas praticadas pela vereadora.

 

FALE COM O POPULAR ONLINE

Para falar com a redação do Popular Online, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.


DESESPERO E PERSEGUIÇÃO

Ulisses Ferreira é denunciado por divulgar a criação do SMAF em Araputanga; juiz não vê irregularidade e arquiva a ação

Ao analisar a denúncia, o juiz eleitoral não vê irregularidade na notícia em que Ulisses Ferreira votou favoravelmente à doação de área para ações de equoterapia e à criação do Serviço Municipal de Acolhimento Familiar (SMAF).



INDIAVAÍ

Independência do Brasil será celebrada com Ato Cívico, apresentações escolares e desfile com a Banda do Exército Brasileiro

O evento será realizado na próxima terça-feira, 10 de setembro, na Escola Municipal de Educação Básica Arthur Mezanini a partir das 07h

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.